Para quem gosta de tv, a nova minissérie da TV Globo, Capitu, baseada na obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, é imperdível.
Para quem gosta de literatura, essa nova versão para a tv é um primor, seja pelo texto, seja pelo formato, seja pela atuação dos atores principais.
Para quem gosta de artes e de mídia, Capitu tem todas as ousadias possíveis e inimagináveis: a trilha sonora com uma envolvente música em inglês (veja o clipe acima); a atriz principal, na adolescência, exibindo uma bela tatuagem no braço; o antigo, o moderno e o atemporal em constantes diálogos; uma cenografia de tirar o fôlego; um texto denso, porém ágil; a participação memorável e genial de Michel Melamed (que seja a primeira de várias, na Rede Globo!); a graça, a leveza e o enigma da atriz da primeira fase, Letícia Persiles; o talento e a performance do jovem Bentinho, César Cardadeiro; a direção de arte; a fotografia; as roupas; a iluminação; enfim, a melhor produção dos últimos anos na TV brasileira.
Para quem gosta de marketing, Capitu inova com seu dvd de lançamento, que foi deixado em vários pontos públicos do país para que, quem o visse, o devolvesse em outro lugar para que outras pessoas pudessem ver. Um recurso bastante criativo e que pode ser acompanhado pelo site da minissérie: http://tvglobo.capitu.globo.com/capitu-crossing/
Parabéns à toda a equipe: aos atores, aos diretores, aos roteiristas, aos técnicos, aos pesquisadores de imagens da época e ao nosso grandioso Machado de Assis por uma obra que já fazia parte da nossa história e, que, agora, certamente, já faz parte da história da nossa televisão. A televisão brasileira de excelente qualidade, aquela que tanto nos enobrece, aqui e no mundo.